ūü•á Como adestrar um cachorro ‚ěú 6 Comandos B√°sicos Fundamentais.

Tempo de leitura: 13 min

em 7 de dezembro de 2020

como adestrar um cachorro  é um dos assuntos mais importantes discutidos e os cães de trabalho e animais de estimação inerentes.

Isso ocorre porque a educação do cão e sua capacidade de obedecer a certas ordens podem tornar a vida do dono muito mais fácil, assim como a do cão imensamente mais segura .

Além do personagem, que influencia naturalmente seu comportamento, o que faz a diferença em treinar o cão é ter certeza de que você tem ideias claras de como se comportar .

Como um dos nossos colaboradores  adestrador canino profissional  sempre diz:

“ANTES DE NOS PERGUNTARMOS COMO TREINAR O CACHORRO , VAMOS NOS PERGUNTAR SE O DONO PRECISA SER TREINADO “

Deixe-me ser claro.

Falar sobre como adestrar um cachorro exigiria mais do que um artigo , mas o que podemos fazer hoje é dar uma introdução aos verdadeiros fundamentos do treinamento .

Você está pronto para começar a treinar seu cão ou filhote? O treinamento adequado e a socialização estão entre as necessidades básicas do cão.

No início, o adestramento do cão pode parecer muito cansativo, especialmente se este for seu primeiro cachorro.

A VERDADE √Č QUE TREINAR SEU C√ÉO √Č UM¬†PROCESSO DE EVOLU√á√ÉO PARA VOC√ä E PARA ELE¬†!

Se você fizer isso passo a passo, verá que a atividade será muito gratificante e profundamente gratificante . Portanto, nunca desista !

Como Adestrar um cachorro: Por onde começar ?

como-adestrar-um-cachorro

Existem alguns comandos b√°sicos, que s√£o a espinha dorsal de qualquer adestramento de c√£es.

Não se trata de ensiná-lo a fazer sabe-se lá o quê, mas de ensinar que algumas ordens devem ser seguidas especialmente para a segurança do próprio cachorro.

Então, Por Onde os Adestradores de Cães Começam Quando Questionados Sobre Como Adestrar um Cachorro ?

Vamos ver alguns comandos b√°sicos e como execut√°-los e pratic√°-los melhor, para ter pelo menos um ponto de partida para trabalhar com seu c√£o.

√Č claro que, em um post, n√£o podemos tocar em todos os t√≥picos que deveriam ser abordados.

Por este motivo, nosso conselho é dá uma olhada no curso adestramento descomplicado se você quiser se aprofundar no assunto.

Hoje em dia¬†,¬†os cursos online de adestramento de c√£es¬†tamb√©m s√£o cada vez mais populares¬†, em que um treinador de c√£es demonstra exerc√≠cios e t√©cnicas de adestramento sobre como treinar um cachorro por meio de v√≠deo. √Č claro que os √ļltimos s√£o escolhidos porque¬†inevitavelmente¬†t√™m¬†um custo menor do¬†que um curso presencial ministrado por um treinador.

Adestrar o cachorro : existe uma idade “certa”?

A American Veterinary Society descreveu em vários artigos como o adestramento deve começar durante os primeiros três meses de vida de um filhote .

Claro, as metodologias de como adestrar um filhote são ligeiramente diferentes das de um cão adulto. Os filhotes aprendem rapidamente e se adaptam a qualquer estímulo de novos ambientes.

Nessa idade, a curiosidade vence o medo. Da mesma forma, os filhotes podem ficar com medo e agressivos se não forem treinados durante esse período crucial.

Neste per√≠odo √© fundamental expor os filhotes ao maior n√ļmero de pessoas, lugares e est√≠mulos poss√≠veis.¬†Em qualquer caso,¬†os exerc√≠cios b√°sicos que descrevem como educar um filhote e como educar um c√£o adulto s√£o id√™nticos.

A maioria dos treinadores trabalha com cães adultos, e excelentes resultados sempre podem ser alcançados!

Os c√£es adultos precisam, antes de mais¬†nada, da confian√ßa de seus donos¬†.¬†Uma vez que esse v√≠nculo de respeito m√ļtuo tenha sido criado, eles podem estar sempre prontos para iniciar um caminho de treinamento.

Será o suficiente para se munir de um pouco mais de paciência do que um cachorrinho, mas os resultados virão de qualquer maneira . E a satisfação, garantimos, será ainda maior!

Correção e recompensa no Adestramento do cachorro

Numerosos estudos da American Kennel Society mostraram como o treinamento de cães é baseado nos conceitos fundamentais de correção e recompensa .

Qual √© a¬†solu√ß√£o¬†?¬†Significa ensinar a seu c√£o a diferen√ßa entre comportamento correto e incorreto.¬†Corrigir seu cachorro¬†nunca deve incluir puni√ß√£o¬†, viol√™ncia f√≠sica ou surras.¬†Diga um “N√£o!”¬†para o seu c√£o ser√° mais do que suficiente.

O que √© um¬†pr√™mio¬†?¬†Estes s√£o os mimos dados ao c√£o por um trabalho bem executado!¬†Esses itens podem ser qualquer coisa que seu c√£o adore, como um brinquedo ou comida favorita.¬†Quando o seu c√£o se comporta como um “bom c√£o”, ele merece um pr√™mio!

NB: no contexto do adestramento de cães, o uso de guloseimas deve ser extenso no início do adestramento, mas depois deve ser reduzido a esporádico, para que o nosso Fido aprenda a executar comandos mesmo sem o auxílio de guloseimas. .
Da mesma forma, os elogios devem ser sempre muitos e abundantes quando o cão se comporta bem. Será uma alegria para ele nos ver felizes!

Como adestrar um cachorro: os 6 comandos b√°sicos

Vamos agora ver os 6 comandos FUNDAMENTAIS , que são essenciais para qualquer cão saber.

São comandos básicos que permitem ao cão viver com segurança , tanto para ele como para os outros. Aprender pelo menos isso seria muito importante.

Não é difícil e proporcionará imensa satisfação !

#1 – O comando “SITTING” (SENTA )

comando-senta

O comando do assento, reconhecido internacionalmente como o comando “SIT”, √© o mais simples e talvez o mais importante no treinamento de um c√£o.¬†√Č a base para muitas outras t√©cnicas de treinamento.

O comando sentar é geralmente o primeiro comando que as pessoas ensinam a seus cães. Parece muito simples, mas pode desempenhar um papel vital no gerenciamento de comportamentos indesejados.

Por exemplo, um cachorro não pode sentar e pular ao mesmo tempo . Ao preparar o cão para sentar, você iniciou o trabalho necessário para impedi-lo de pular. Além disso, treinar seu cão para sentar pode ajudá-lo a se acalmar e relaxar quando necessário.

Como treinar o c√£o para comandar “SIT”

1. Segure uma guloseima em sua m√£o e fique na frente de seu c√£o.
——————————————————————————————————————————
2. Coloque a surpresa no nariz do seu animal.
——————————————————————————————————————————
3. Mova sua mão para cima, deixando sua cabeça seguir o movimento da mão .
——————————————————————————————————————————
4. Se o seu cão levantar a cabeça para morder a comida, use a outra mão para guiá-lo até a posição sentada.
———————————————————–
5. Quando ele se sentar, diga “Sente-se” (ou “Sente-se”).
——————————————————————————————————————————
6. Quando o seu Fido cumprir o comando, elogie-o e recompense-o !!
——————————————————————————————————————————
7.Repita este comando v√°rias vezes ao dia.

Repita essa sequência algumas vezes ao dia até que o cão a domine.

Um passo √ļtil √©¬†pedir¬†ao¬†seu c√£o que se sente antes das refei√ß√Ķes¬†(neste caso o comando do assento normalmente tem que ser seguido de “livre” para dar o ok para ir comer), quando ele sai para passear e em outras situa√ß√Ķes em que voc√™ gostaria que ele ficasse calmo e sentado.

Nessas situa√ß√Ķes, ser√° mais dif√≠cil para ele se concentrar e voc√™ saber√° se ele aprendeu totalmente o comando!

Comando” Junto” – Dirigindo a Coleira

como-adestrar-um-cachorro-comando-junto

Adestrar seu cão no calcanhar sem puxar é um exercício fundamental.

Ensinar seu animal de estima√ß√£o a andar ao seu lado, em vez de na sua frente, tornar√° as caminhadas muito mais agrad√°veis ‚Äč‚Äčpara ele e para voc√™.

Como treinar um cachorro para n√£o puxar a coleira

adestrar-um-cachorro-filhote

  1. Coloque a coleira e a guia no cachorro, mas n√£o comece a andar.
  2. Coloque o seu cão na posição sentada (possivelmente com o comando).
  3. Segure a guia com a m√£o esquerda.
  4. Coloque um brinquedo ou guloseima em sua mão direita acima da cabeça do animal.
  5. Comece a andar com o brinquedo √† sua frente enquanto diz o comando “passo a passo”.
  6. Chame a atenção do seu animal de estimação para a guloseima ou brinquedo.
  7. Se ele estiver distraído ou puxado para a frente, pare de andar imediatamente .
  8. Quando ele prestar atenção novamente, elogie seu cão e dê-lhe a guloseima.
  9. Assim que seu cão lhe der 30 segundos de atenção, comece a andar novamente.
  10. Aumente o tempo antes de recompensar o c√£o novamente.
  11. Repita esse processo todos os dias. 

Trazer o cão no passo e acima de tudo não obrigá-lo a puxar é um dos grandes pedidos que fazem os donos aos treinadores.

√Č tamb√©m um dos comandos mais dif√≠ceis, exigindo enorme autocontrole do ponto de vista do c√£o e¬†infinita paci√™ncia do ponto de vista do dono¬†.

Vimos acima um exerc√≠cio b√°sico para ensinar o c√£o a respeitar o passo, mas existem muitas vers√Ķes diferentes, cada uma frequentemente mais adequada para diferentes tipos de c√£o.

Comando “Deita”

Este comando √© bastante dif√≠cil para os c√£es aprenderem.¬†Os benef√≠cios, entretanto, s√£o incr√≠veis.¬†Por exemplo, √© muito √ļtil porque pode ajudar c√£es ansiosos ou assustados a relaxar.

O comando de solo é importante por vários motivos. Primeiro, assim como o comando sit, é incompatível com alguns comportamentos indesejados. Um cão não pode pular deitado . 

Ao ensinar a deitar sob comando, voc√™ tem uma ferramenta para gerenciar v√°rios problemas comportamentais comuns.¬†Como vimos, tamb√©m √© muito √ļtil para promover relaxamento em c√£es excitados.

cobrir-se também é um pré-requisito para alguns outros comportamentos. Por exemplo, antes que um cão possa ser treinado para rolar ou realizar alguns outros exercícios comportamentais, ele deve saber como se deitar.

Como treinar um cachorro para comandar “DEITA”

  1. Pegue uma bela surpresa perfumada e segure-a em sua m√£o fechada.
  2. Coloque a m√£o no nariz do seu cachorro.
  3. Deixe-o cheirar a surpresa / prêmio.
  4. Conforme seu animal de estimação sentir, mova sua mão para o chão.
  5. Permita que seu animal de estimação siga a mão.
  6. Depois que o c√£o estiver deitado, diga “DEITA”.
  7. Se o c√£o ficar no ch√£o elogie-o com o “bravo” e recompense-o com o pr√©mio!
  8. Repita este treino todos os dias.

Observa√ß√£o :¬† nunca empurre seu c√£o para a posi√ß√£o inferior usando for√ßa. Se o seu animal se levantar, diga “N√£o” e retire a m√£o.¬†Eventualmente, seu c√£o descobrir√° a a√ß√£o certa a ser tomada.

Dica : Recomendo que elogie ele quando ele executar o exercício corretamente ! Afinal, ele está trabalhando duro para descobrir.

Este pode ser um dos comandos mais difíceis no treinamento de obediência de cães. Por quê? Porque a posição é uma posição submissa. 

No entanto, pode ajudar o c√£o, mantendo o treinamento positivo e relaxado, especialmente com c√£es medrosos ou ansiosos.

O comando “FICA”

O comando “fica” √© muito √ļtil em muitas situa√ß√Ķes.

Pode servir simplesmente para manter o c√£o parado e fora do caminho enquanto limpamos o ch√£o, bem como¬†pode salvar sua vida,¬†evitando que ele se envolva em situa√ß√Ķes perigosas.

Se o seu c√£o sabe como ficar, voc√™ pode cuidar dele bem em p√ļblico e em privado.¬†Tamb√©m pode permitir que voc√™ deixe o c√£o sem coleira e livre em certas situa√ß√Ķes em que ele deve parar e permanecer sob seu comando.¬†(Mas seja claro: ele deve dominar muito bem o comando).

Como treinar o cachorro para comandar “FICA

  1. Ordene ao seu animal de estimação que se sente . (o sentar ou sentar é preparatório e essencial para o comando permanecer!)
  2. Abra a palma da mão e vire-a na direção dele.
  3. Diga “Ficar”.
  4. Dê um passo para trás.
  5. Se o seu cão ficar parado, volte para ele e dê-lhe uma recompensa e muitos elogios !!
  6. Aumente o n√ļmero de passos para tr√°s que voc√™ d√° a cada vez.
  7. Sempre recompense seu c√£o pelo comando executado, mesmo que por pouco tempo.

A liderança continua a ser importante e também pode ser divertida para o cão!

Por exemplo, voc√™ pode associar “FICAR” a “ENCONTRAR.
Encontrar é um comando que não veremos neste artigo, porque é um pouco mais avançado, mas é um exercício que cansa muito o cão porque o obriga a usar o nariz e consequentemente o cansa mentalmente.

  • Lembre-se : Um cachorro cansado √© um cachorro feliz !

Voltando à combinação ficar + encontrar: é um exercício que também pode ser feito em casa, talvez quando chove lá fora.

Mandamos o cachorro se sentar e depois ficar. Vamos mostrar a eles que temos um jogo / prêmio em nossas mãos e então vamos esconder o jogo pela casa.

Vamos voltar ao cachorro e dizer a ele: Encontre !

O c√£o ficar√° encantado em procurar em qualquer lugar pelo pr√™mio ou pr√™mios, e aprender o comando “FICAR”, bem como o comando “ENCONTRAR” estar√° positivamente associado a um belo exerc√≠cio.¬†Claro, quando ele encontrar … vamos festejar com ele !!

N√≥s fazemos isso … e nossos c√£es s√£o c√£es realmente felizes!¬†(E sorte …)

PS:¬†√© muito divertido para o propriet√°rio tamb√©m¬†ūüėČ

O comando “SAIR”

Este comando pode literalmente provar ser um salva-vidas quando percebemos que nosso cão está mastigando uma mordida cuja origem não sabemos.

Como adestrar um cachorro para comandar “SAIR”

  1. Coloque uma guloseima em ambas as m√£os.
  2. Mostre a seu c√£o um punho fechado com a surpresa dentro.
  3. Seu c√£o provavelmente tentar√° obter comida tentando abrir a m√£o com o focinho.
  4. Diga n√£o!”¬†para o seu cachorro.
  5. Assim que parar, dê um elogio e uma guloseima ao seu cão, mas NÃO o que você está segurando.
  6. Da próxima vez, espere seu cachorro se afastar de seu punho.
  7. Dê a seu cão o petisco apenas quando ele se afastar. Certifique-se de que ele está em contato visual com você.

Fase dois

Depois que seu cão dominar o primeiro estágio, você estará pronto para o treinamento intermediário.

  1. Dê um brinquedo para seu cachorro (evite seus brinquedos favoritos nas primeiras vezes)
  2. Deixe-o segurar na boca
  3. Em uma m√£o, segure uma guloseima, mas n√£o mostre a ele
  4. D√™ ao seu c√£o o comando ”¬†Solte¬†“.
  5. Se ele não sair do jogo, mostre a recompensa da comida e só dê a ele depois que ele sair do jogo
  6. Quando ele sair do jogo, dê a ele a guloseima e elogie-o!

¬†SAIR¬†” √Č O COMANDO B√ĀSICO USADO PARA DIZER AO C√ÉO PARA DEIXAR ALGO QUE J√Ā TENHA RECOLHIDO.

Esse comando pode impedi-lo de comer algo nocivo e venenoso, bem como fazê-lo perceber que não é bom devorar o seu par de sapatos preferido.

O comando “VEM”¬†

O comando “come” √© a pedra angular do recall e pode salv√°-lo de muita exaspera√ß√£o e frustra√ß√£o.

Você pode usá-lo para fazer seu cachorro vir em sua direção se a coleira escorregar, para deixá-lo entrar rapidamente do quintal ou para dizer-lhe para vir e acariciar!

Como adestrar o cachorro para comandar “VEM”

  1. Sente-se em um local bastante espa√ßoso e sem distra√ß√Ķes a poucos metros de seu c√£o
  2. Se vocês são dois, peça a outra pessoa para manter o cachorro longe de você
  3. Chame o cachorro pelo nome e espere que ele seja fiel a você
  4. Enquanto ele corre em sua dire√ß√£o, ele grita o comando “VEM!”¬†(ou mesmo¬†devolver¬†) de modo que¬†seja associado a retornar para voc√™
  5. Na sua chegada, recompense-o elogiando-o (lembre-se: os bravo! Eles são de graça !! ) e / ou com prêmios de comida
  6. Repita o exerc√≠cio at√© que ao comando “venha” o cachorro volte sem usar guloseimas

Você pode usar a palavra vir , assim como a palavra retorna , é indiferente. O importante é que você aprenda a usar sempre a mesma palavra .

O¬†comando venha (ou volte) √©¬†muito importante¬†, tanto para qualquer situa√ß√£o perigosa quanto para situa√ß√Ķes cotidianas.

Apenas certifique-se, principalmente no início, de comandar

seu c√£o para vir, associando o comando a situa√ß√Ķes positivas.¬†Desta forma, ele¬†sempre ficar√° feliz em vir at√© voc√™¬†, pois associar√° o retorno a sentimentos positivos.

Pratique este comando com freq√ľ√™ncia ao longo da vida do c√£o, recompensando-o com elogios e guloseimas.

Conclus√£o

Espero que voc√™ tenha gostado desse conte√ļdo, quero deixar uma forte recomenda√ß√£o de um curso online de adestramento completo o curso adestramento descomplicado do Gustavo Vieira, aqui no Blog j√° fiz algumas resenhas e deixarei aqui abaixo um artigo que fiz sobre o treinamento do Gustavo, recomendo que d√™ uma olhada no material dele clicando no banner abaixo, um forte abra√ßo e at√© a proxima.

curso-adestramento-descomplicado

 

 

 

 

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu coment√°rio, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!