O que o cachorro pode comer ? Cachorro pode comer isso ? Bem sabemos que os cachorros não dispensam comida, para cachorro não tem tempo ruim, muito menos comida ruim rs.
Isso não é novidade para ninguém. Afinal quem nunca passou pela situação de ver o doguinho fazendo charme e explorando aquele olhar apelador pedindo para experimentar o que você está comendo…
Quem nunca ? Mas, fica tranquilo nesse post rápido você irá ficar mais tranquilo, e não irá ficar de coração partido, pois você irá se surpreender com a nossa lista de alimentos que seu cachorro pode comer.
Carne, peixe, vegetais, fruta, especiarias, condimentos: sabe realmente o que é bom para o seu animal de estimação e o que é absolutamente proibido? Descubra nesse post.
Alimentos para Cachorro : Nem tudo é permitido, Mas o que o Cachorro Pode Comer ?
Indíce
- 1 Alimentos para Cachorro : Nem tudo é permitido, Mas o que o Cachorro Pode Comer ?
- 1.1 Petisco e Guloseimas
- 1.2 O Cachorro pode comer Cenouras?
- 1.3 O Cachorro pode comer Uvas e passas?
- 1.4 Cachorro Pode Comer Sal?
- 1.5 Manteiga de amendoim
- 1.6 Salmão
- 1.7 Cachorro Pode Comer Chocolate?
- 1.8 O Cachorro pode Comer Queijo?
- 1.9 Cachorro pode comer Amoras ?
- 1.10 Cachorro pode comer Castanha de caju?
- 1.11 Cachorro pode comer Nozes de macadâmia?
- 1.12 Amêndoa
- 1.13 Abacaxi
- 1.14 Cachorro pode Comer Cebolas?
- 1.15 Melancia
- 1.16 Pão
- 1.17 Abacate
- 1.18 Milho
- 1.19 Tomates
- 1.20 Ervilhas
- 1.21 Aveia
- 1.22 Café
- 1.23 Maçã
- 1.24 Alho
- 1.25 Brócolis
- 1.26 Frango e peru
- 1.27 Arroz
- 1.28 Carne
- 1.29 Canela
- 1.30 Manga
- 1.31 Mel
- 1.32 Leite
- 1.33 Limões e limas
- 1.34 Bebida Alcoólica
- 1.35 Massa crua
- 1.36 Morangos
- 1.37 Cogumelos
- 1.38 Batatas
- 1.39 Camarões
Sobre o seu cachorro se alimentar apenas com ração seca , você deve saber que este tipo de alimentação já é balanceado com todos os nutrientes necessários:
carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, minerais e vitaminas. Aqueles que decidiram elevar o seu cão com uma dieta de casa , no entanto, deve equilibrar todos os nutrientes se com vários alimentos, prestando atenção ao cozimento e temperos (nós conversamos sobre isso com um veterinário ).
Petisco e Guloseimas
No entanto, é costume de muitos proprietários passar as sobras ou comida da despensa e da geladeira para seus animais de estimação.
Se o cão já come as guloseimas, devemos evitar mais ingestão calórica, mas sabe, de vez em quando um lanche ou guloseima o deixa feliz e nós com elas.
Resumindo, não faça isso com muita frequência (o risco é que o cachorro fique obeso ou pare de comer a ração porque se acostuma com outros alimentos) e anote alguns alimentos que são absolutamente proibidos . Aqui está o que os cães podem comer e não comer.
O Cachorro pode comer Cenouras?
As cenouras podem ser consumidas com segurança pelo seu cão ou vegetais cozidos . Eles têm poucas calorias e são uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras.
Se o cão for pequeno, lembre-se de cortá-los em pedaços pequenos para eliminar o risco de asfixia.
O Cachorro pode comer Uvas e passas?
Proibido . Uvas e passas contêm uma substância tóxica para os cães . Embora haja uma susceptibilidade que varia de uma raça para outra, os riscos de ingestão de uvas são muito elevados. Alguns cães desenvolvem até mesmo insuficiência renal fatal. Atenção, portanto, também aos panetones ou brioches que contenham uvas e passas.
Cachorro Pode Comer Sal?
O sal deve ser limitado na dieta de um cão. O excesso dessa substância pode gerar intoxicação ou desidratação , que por sua vez pode causar vômitos , diarréia , ataque epiléptico . Por isso, evite dar ao seu cão alimentos muito salgados , como batatas fritas ou queijos envelhecidos e, além disso, certifique-se de que ele sempre tem água suficiente para beber para se hidratar adequadamente.
Manteiga de amendoim
Pode ser dado ao seu cão a qualquer momento como recompensa, desde que seja simples e sem sal . Deve ser limitado porque é rico em gordura e calorias e pode causar ganho de peso excessivo.
Ovos
Os ovos cozidos são seguros e nutritivos . Um ovo de tamanho médio fornece um bom suprimento de vitaminas e minerais, além de muita proteína. Em vez disso, proíba os ovos crus : seu cão pode correr o risco de contrair salmonela .
Salmão
Desossado e cozido, salmão , mas em geral quase todos os peixes, é bom para o seu cão. Este alimento é rico em ômega 3 , ácidos graxos que são bons para o corpo porque são capazes de reduzir a inflamação e manter a pele e a pelagem do cão saudáveis .
Salmão e peixe cru absolutamente proibido : é perigoso não só pela possível contaminação bacteriana e parasitária , mas também porque uma enzima, a tiaminase , que não permite a absorção da vitamina B1, é ativa no peixe cru(tiamina) e sua deficiência prolongada podem causar sintomas neurológicos graves .
Cachorro Pode Comer Chocolate?
O chocolate é rico em metilxantinas , substâncias que causam sintomas excitatórios que podem se tornar convulsivos .
Se, por exemplo, um cão de 5 kg ingere 50 gramas de chocolate amargo, pode apresentar sintomas neurológicos que podem até ser fatais .
Para o amargo, bastam 15 gramas, quase uma colher de sopa. Por serem facilmente encontradas em casa (por exemplo, nos chocolates colocados na mesa da sala), as intoxicações por metilxantinas são bastante frequentes entre os cães domésticos .
O Cachorro pode Comer Queijo?
Em pequenas quantidades , o queijo é seguro para a maioria dos cães. No entanto, devido à lactose , alguns podem ter problemas digestivos , como dores de estômago ou diarreia. Para evitar esses sintomas, é melhor dar a seu cão um pouco de queijo ou fazê-lo gradualmente.
Entre os vários tipos, escolha os queijos mais leves , como a ricota , o requeijão , a mussarela e o crescenza . Os queijos envelhecidos, frequentemente servidos em côdeas e sobras da mesa, não são ideais porque são excessivamente gordurosos e salgados.
Cachorro pode comer Amoras ?
As amoras são boas porque são ricas em antioxidantes e fornecem um bom suprimento de vitaminas, minerais e fibras. Além disso, as amoras têm poucas calorias e são pequenas, por isso podem ser um bom lanche para o seu cachorro.
Cachorro pode comer Castanha de caju?
Os cajus devem ser evitados ou no máximo servidos simples , sem sal e torrados . Esses alimentos contêm muita gordura e calorias e podem causar ganho de peso em cães ou pancreatite se consumidos em excesso .
Cachorro pode comer Nozes de macadâmia?
Os cães não devem comê-los porque esse tipo de noz é tóxico e pode causar diarreia , vômitos e sintomas depressivos (como febre ). De resto, as nozes são fontes de energia preciosas, mas preste atenção às quantidades.
Amêndoa
É melhor limitá-los porque não são fáceis de digerir (podem causar vômitos ou diarréia), embora os sem sal sejam seguros .
No entanto, as amêndoas são ricas em gordura e calorias, por isso podem levar ao ganho de peso ou pancreatite.
Abacaxi
O abacaxi é rico em vitaminas, minerais e fibras, por isso pode ser um lanche excelente e nutritivo para seu cão .
Como com outros alimentos, no entanto, se ingerido em excesso, pode causar diarréia ou náusea. Para isso, é melhor dar um pouco de cada vez e apenas ocasionalmente .
Cachorro pode Comer Cebolas?
Nunca dê cebola para seu cachorro . Dentre todos os vegetais, junto com o alho, é o único proibido por ser tóxico e pode levar ao desenvolvimento de anemia . Em cães, essa condição se manifesta com vários sintomas, incluindo letargia , fadiga , diminuição do apetite e desmaios .
Melancia
A melancia é segura para cães , desde que não seja administrada com casca e sementes . Com ambas as partes, infatigável, o cão corre o risco de engasgar e ter problemas digestivos . No entanto, a melancia é muito saudável , baixa em calorias e repleta de nutrientes, como vitaminas A e C.
Pão
O pão é o alimento mais utilizado como aperitivo e como guloseima. O importante é deixá-lo seco : quando o pão está duro, na verdade, o nosso cão come e mastiga mais devagar. Tenha cuidado para não exagerar nas doses : carboidratos em excesso não são bons
Abacate
O abacate não deve ser consumido por cães . Isso ocorre porque ele contém uma substância tóxica para eles, que pode causar doenças cardiovasculares e respiratórias .
Milho
Os cachorros podem comer milho em quantidades moderadas – é uma boa fonte de vitaminas e minerais e também um ingrediente típico na comida de cachorro. No entanto, evite o sabugo de milho inteiro, porque seu filhote pode ter dificuldade para engoli-lo e correr o risco de obstrução intestinal .
Tomates
Você pode usar tomates ocasionalmente , mas eles não precisam estar maduros demais . Quando ainda verdes, podem conter uma boa quantidade de solanina , uma substância que pode ser tóxica para humanos e animais.
Ervilhas
Assim como o milho, as ervilhas também são um ingrediente bastante comum na comida para cães . Para eles são saborosos e, além disso, contêm poucas calorias e muitos nutrientes que são positivos para a saúde. São finos frescos e congelados , mas não enlatados : ervilhas enlatadas são muito salgadas e isso não é bom para seus filhotes.
Aveia
Se for simples (sem adicionar nenhum outro ingrediente), a aveia pode ser dada aos cães . É um alimento rico em fibras, vitaminas e minerais.
Café
Embora nunca ocorresse a nós dar café ao cachorro, se nosso animal de estimação vagar pela cozinha com frequência, ele poderia acabar roubando sementes ou comendo a terra .
Mas com o café precisa ser feito com cuidado , pois devido aos seus estimulantes podem causar taquicardia , aumento da frequência respiratória ou sintomas neurológicos . O chá também não é seguro .
Maçã
Como o resto da fruta, as maçãs, ricas em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes, podem ser consumidas pelo seu cão. Melhor dá-los cortados em pedaços pequenos e sem sementes :
as sementes da maçã, na verdade, contêm amigdalina , uma substância à base de cianeto e glicose que em grandes quantidades pode doer (cada semente contém apenas 0,6 mg, enquanto letal é 50/90 mg).
Alho
Assim como a cebola, o alho também é proibido porque contém substâncias tóxicas que podem levar ao desenvolvimento de anemia . No caso de sobras de mesa, portanto, preste atenção aos alimentos que contenham alho e cebola mesmo em pequenas quantidades.
Brócolis
Os brócolis , assim como outros vegetais crucíferos (repolho, nabo, etc.), devem ser cozidos porque são difíceis de digerir crus.
Frango e peru
O frango é um alimento seguro para cães, também porque é um dos ingredientes mais populares em suas rações. O frango é uma excelente fonte de proteína , que o seu cachorro necessita para se manter saudável.
O importante é não dar frango assado com ossicinas , muito perigosas porque são pontiagudas e podem causar perfurações ou ficar presas no intestino , estômago ou até pior no esôfago .
Deve ser bom até o peru . Ambas as carnes devem ser administradas sempre cozidas , nunca cruas e sem pele.
Arroz
Os cães podem comer arroz com segurança, tanto branco quanto marrom .
Cuidado para não alimentá-lo muito al dente : o arroz deve estar quase cozido demais para ser bem digerido.
É muito comum o caso em que pedaços de arroz quase cru são encontrados nas fezes do cão e o dono os confunde com parasitas.
Carne
Entre as comidas preferidas dos cães, a carne (vermelha e branca) pode ser dada com segurança, de preferência grelhada ou cozida .
O cru não é prejudicial , mas o único problema está ligado à contaminação bacteriana que pode levar à proliferação de germes potencialmente patogênicos para o homem.
A carne de porco crua , porém, está na forma de bife ensacada, nunca deve ser administrada .
Esse alimento, na verdade, contém microorganismos (vírus, parasitas e bactérias) que são particularmente patogênicos para os cães.
Canela
A canela não é tóxica para os cães, mas se ingerida em grandes quantidades pode irritar o sistema digestivo .
Se o utiliza muito na cozinha, tenha cuidado para não o deixar cair no chão: ao cheirá-lo, os cães podem inalá-lo e isso pode causar tosse e dificuldades respiratórias .
Manga
Os cães podem comer manga como um tratamento ocasional . É uma fruta saudável porque fornece um bom suprimento de vitaminas e minerais , além de fibras . Antes de dá-lo ao seu cão, no entanto, descasque-o – a pele pode ser difícil de digerir.
Mel
Por ser rico em açúcar , o mel pode ser dado em quantidades muito limitadas . Não é um alimento necessário para o seu cão.
Leite
O leite pode ser dado, talvez misturado à ração, mas é preciso ficar atento à lactose , que, como acontece nos humanos, pode gerar intolerância .
Nas primeiras semanas, os filhotes se alimentam do leite materno, mas após os dois meses de idade, as lactases – enzimas responsáveis pela digestão da lactose – são drasticamente reduzidas .
Por ter poder osmótico, a lactose ingerida após esse período pode causar diarreia . No entanto, com diferenças que variam de cão para cão, estima-se que até 20 ml / kg de peso corporal , o leite não deve causar problemas gastrointestinais.
Limões e limas
Não é aconselhável dar ao cão frutas cítricas , como limão e lima. Os cães não devem comer esse tipo de fruta porque contém uma série de compostos e óleos aromáticos que são difíceis de digerir pelo corpo. Além disso, o alto teor de ácido cítrico pode causar problemas gastrointestinais , como diarréia , vômitos e dores de estômago .
Bebida Alcoólica
O álcool pode envenenar o cachorro: causa vômito , diarréia , perda da capacidade motora , insuficiência do sistema nervoso central , dificuldades respiratórias , desequilíbrios metabólicos , coma .
O álcool já é considerado um “veneno” para o corpo humano, principalmente o jovem: a enzima responsável por sua digestão não é totalmente eficiente antes dos 21 anos e é ineficiente até os 16 anos.
Massa crua
Se você adora pão caseiro, preste atenção na massa crua que fica para descansar. Se o seu cão o roubasse, o risco de ingerir muito fermento é uma sintomatologia semelhante à da intoxicação por álcool .
Morangos
Morangos são seguros para cachorros, uma fonte de fibras e antioxidante.
- Leia também : Aprenda como adestrar o seu cãozinho utilizando menos de 15 mintuos por dia em 14 dias.
Cogumelos
Cogumelos podem ser dados ao cão, desde que não sejam cozidos e temperados com cebola ou alho , o que – como vimos – pode ser perigoso . Cuidado com os cogumelos selvagens : eles podem ser venenosos para nós e também para nossos cães.
Batatas
As batatas, como todos os outros tubérculos, podem ser dadas aos cães, desde que bem cozidas . A escolha de administrá-los com ou sem casca depende da quantidade de fibra que queremos administrar. Além disso, são alimentos muito úteis em diversas situações , pois são ricos em carboidratos e água . Para isso, podem ser usados em cães com doenças dermatológicas, excesso de peso ou do trato urinário inferior.
Camarões
Todos os tipos de peixes podem ser dados aos cães, mas – como com a carne – você deve se certificar de que não haja ossos (especialmente os grandes) e que não sejam crus . Na verdade, o peixe cru é perigoso não só devido à possível contaminação bacteriana e parasitária , mas também porque uma enzima, a tiaminase , é ativa no peixe cru , o que não permite a absorção de vitamina B1 (tiamina) e sua deficiência prolongada no o tempo pode levar a sintomas neurológicos graves .
Leia também : Adestramento descomplicado do Gustavo Vieira é Bom ?
Leia também : Como adestrar um cachorro facilmente com apenas 6 comandos
Deixe uma resposta