ūü§Ē O que o cachorro pode comer ? Cachorro Pode Comer Isso?

Tempo de leitura: 12 min

em 9 de dezembro de 2020

O que o cachorro pode comer ? Cachorro pode comer isso ? Bem sabemos que os cachorros n√£o dispensam comida, para cachorro n√£o tem tempo ruim, muito menos comida ruim rs.

Isso n√£o √© novidade para ningu√©m. Afinal quem nunca passou pela situa√ß√£o de ver o doguinho fazendo charme e explorando aquele olhar apelador pedindo para experimentar o que voc√™ est√° comendo…

Quem nunca ? Mas, fica tranquilo nesse post rápido você irá ficar mais tranquilo, e não irá ficar de coração partido, pois você irá se surpreender com a nossa lista de alimentos que seu cachorro pode comer.

 

Carne, peixe, vegetais, fruta, especiarias, condimentos: sabe realmente o que é bom para o seu animal de estimação e o que é absolutamente proibido? Descubra nesse post.

Alimentos para Cachorro : Nem tudo é permitido, Mas o que o Cachorro Pode Comer ? 

o-que-o-cachorro-pode-comer

Sobre o seu cachorro se alimentar apenas com ração seca , você deve saber que este tipo de alimentação já é balanceado com todos os nutrientes necessários:

carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, minerais e vitaminas. Aqueles que decidiram elevar o seu cão com uma dieta de casa , no entanto, deve equilibrar todos os nutrientes se com vários alimentos, prestando atenção ao cozimento e temperos (nós conversamos sobre isso com um veterinário ).

Petisco e Guloseimas

No entanto, é costume de muitos proprietários passar as sobras ou comida da despensa e da geladeira para seus animais de estimação.

Se o cão já come as guloseimas, devemos evitar mais ingestão calórica, mas sabe, de vez em quando um lanche ou guloseima o deixa feliz e nós com elas.

Resumindo, não faça isso com muita frequência (o risco é que o cachorro fique obeso ou pare de comer a ração porque se acostuma com outros alimentos) e anote alguns alimentos que são absolutamente proibidos . Aqui está o que os cães podem comer e não comer.

O Cachorro pode comer Cenouras?

cachorro-pode-comer-cenoura

As cenouras podem ser consumidas com segurança pelo seu cão ou vegetais cozidos . Eles têm poucas calorias e são uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras.

Se o cão for pequeno, lembre-se de cortá-los em pedaços pequenos para eliminar o risco de asfixia.

O Cachorro pode comer Uvas e passas?

cachorro-pode-comer-uvas

Proibido¬†.¬†Uvas e passas cont√™m uma¬†subst√Ęncia t√≥xica para os c√£es¬†.¬†Embora haja uma susceptibilidade que varia de uma ra√ßa para outra, os riscos de ingest√£o de uvas s√£o muito elevados.¬†Alguns c√£es desenvolvem¬†at√© mesmo¬†insufici√™ncia renal¬†fatal.¬†Aten√ß√£o, portanto, tamb√©m aos panetones ou brioches que contenham uvas e passas.

Cachorro Pode Comer Sal?

cachorro-pode-comer-uvas

O¬†sal¬†deve ser¬†limitado¬†na dieta de um c√£o.¬†O excesso dessa subst√Ęncia pode gerar¬†intoxica√ß√£o¬†ou¬†desidrata√ß√£o¬†, que por sua vez pode causar¬†v√īmitos¬†,¬†diarr√©ia¬†,¬†ataque epil√©ptico¬†.¬†Por isso, evite dar ao seu c√£o¬†alimentos muito salgados¬†, como batatas fritas ou queijos envelhecidos e, al√©m disso, certifique-se de que ele sempre tem √°gua suficiente para beber para se hidratar adequadamente.

Manteiga de amendoim

cachorro-pode-comer-manteiga-de-amendoim

Pode ser dado  ao seu cão a qualquer momento como recompensa, desde que seja simples e sem sal . Deve ser limitado porque é rico em gordura e calorias e pode causar ganho de peso excessivo.

Ovos

cachorro-pode-comer-ovo

Os ovos cozidos são seguros e nutritivos . Um ovo de tamanho médio fornece um bom suprimento de vitaminas e minerais, além de muita proteína. Em vez disso, proíba os ovos crus : seu cão pode correr o risco de contrair salmonela .

Salm√£o

cachorro-pode-comer-salm√£o

Desossado e cozido,¬†salm√£o¬†, mas em geral quase todos os peixes,¬†√© bom¬†para o seu c√£o.¬†Este alimento √©¬†rico em √īmega 3¬†, √°cidos graxos que s√£o bons para o corpo porque s√£o capazes de¬†reduzir a inflama√ß√£o¬†e¬†manter a pele e a pelagem do c√£o saud√°veis¬†.

Salmão e peixe cru absolutamente proibido : é perigoso não só pela possível contaminação bacteriana e parasitária , mas também porque uma enzima, a tiaminase , que não permite a absorção da vitamina B1, é ativa no peixe cru(tiamina) e sua deficiência prolongada podem causar sintomas neurológicos graves .

Cachorro Pode Comer Chocolate?

cachorro-pode-comer-chocolate

O¬†chocolate¬†√© rico em¬†metilxantinas¬†, subst√Ęncias que causam¬†sintomas excitat√≥rios¬†que podem se tornar¬†convulsivos¬†.

Se, por exemplo, um cão de 5 kg ingere 50 gramas de chocolate amargo, pode apresentar sintomas neurológicos que podem até ser fatais .

Para o amargo, bastam 15 gramas, quase uma colher de sopa.¬†Por serem facilmente encontradas em casa (por exemplo, nos chocolates colocados na mesa da sala), as¬†intoxica√ß√Ķes¬†por metilxantinas s√£o bastante¬†frequentes¬†entre¬†os c√£es dom√©sticos¬†.

O Cachorro pode Comer Queijo?cachorro-pode-comer-queijo

Em¬†pequenas quantidades¬†, o queijo √© seguro para a maioria dos c√£es.¬†No entanto, devido √†¬†lactose¬†, alguns podem ter¬†problemas digestivos¬†, como dores de est√īmago ou diarreia.¬†Para evitar esses sintomas, √© melhor dar a seu c√£o um pouco de queijo ou faz√™-lo gradualmente.

Entre os v√°rios tipos,¬†escolha os queijos mais leves¬†, como a¬†¬†ricota¬†, o¬†requeij√£o¬†, a¬†mussarela¬†e o¬†crescenza¬†.¬†Os queijos envelhecidos, frequentemente servidos em c√īdeas e sobras da mesa, n√£o s√£o ideais porque s√£o excessivamente gordurosos e salgados.

Cachorro pode comer Amoras ?

cachorro-pode-comer-amoras

As amoras  são boas porque são ricas em antioxidantes e fornecem um bom suprimento de vitaminas, minerais e fibras. Além disso, as amoras têm poucas calorias e são pequenas, por isso podem ser um bom lanche para o seu cachorro.

Cachorro pode comer Castanha de caju?

c√£es-podem-comer-castanha-de-caju

Os cajus devem ser evitados ou no máximo servidos simples , sem sal e torrados . Esses alimentos contêm muita gordura e calorias e podem causar ganho de peso em cães ou pancreatite se consumidos em excesso .

Cachorro pode comer Nozes de macad√Ęmia?

cachorro-pode-comer-nozes

 

Os c√£es¬†n√£o devem com√™-los¬†porque esse tipo de noz √©¬†t√≥xico¬†e pode causar¬†diarreia¬†,¬†v√īmitos¬†e¬†sintomas depressivos¬†(como¬†febre¬†).¬†De resto, as nozes s√£o fontes de energia preciosas, mas preste aten√ß√£o √†s quantidades.

Amêndoa

√Č melhor limit√°-los porque¬†n√£o s√£o f√°ceis de digerir¬†(podem causar v√īmitos ou diarr√©ia), embora os¬†sem sal sejam seguros¬†.

No entanto, as amêndoas são ricas em gordura e calorias, por isso podem levar ao ganho de peso ou pancreatite.

Abacaxi

cachorro-pode-comer-abacaxi

O abacaxi é rico em vitaminas, minerais e fibras, por isso pode ser um lanche excelente e nutritivo para seu cão .

Como com outros alimentos, no entanto, se ingerido em excesso, pode causar diarréia ou náusea. Para isso, é melhor dar um pouco de cada vez e apenas ocasionalmente .

Cachorro pode Comer Cebolas?

 

Nunca d√™ cebola para seu cachorro¬†.¬†Dentre todos os vegetais, junto com o alho, √© o √ļnico proibido por ser¬†t√≥xico¬†e pode levar ao desenvolvimento de¬†anemia¬†.¬†Em c√£es, essa condi√ß√£o se manifesta com v√°rios sintomas, incluindo¬†letargia¬†,¬†fadiga¬†,¬†diminui√ß√£o do apetite¬†e¬†desmaios¬†.

Melancia

A melancia é segura para cães , desde que não seja administrada com casca e sementes . Com ambas as partes, infatigável, o cão corre o risco de engasgar e ter problemas digestivos . No entanto, a melancia é muito saudável , baixa em calorias e repleta de nutrientes, como vitaminas A e C.

P√£o

O pão é o alimento mais utilizado como aperitivo e como guloseima. O importante é deixá-lo seco : quando o pão está duro, na verdade, o nosso cão come e mastiga mais devagar. Tenha cuidado para não exagerar nas doses : carboidratos em excesso não são bons

Abacate

O abacate¬†n√£o deve ser consumido por c√£es¬†.¬†Isso ocorre porque ele cont√©m uma¬†subst√Ęncia t√≥xica¬†para eles, que pode causar¬†doen√ßas cardiovasculares¬†e¬†respirat√≥rias¬†.

Milho

Os cachorros podem comer milho em quantidades moderadas Рé uma boa fonte de vitaminas e minerais e também um ingrediente típico na comida de cachorro. No entanto, evite o sabugo de milho inteiro, porque seu filhote pode ter dificuldade para engoli-lo e correr o risco de obstrução intestinal .

Tomates

Voc√™ pode usar tomates¬†ocasionalmente¬†, mas eles¬†n√£o precisam estar maduros demais¬†.¬†Quando ainda¬†verdes,¬†podem conter uma boa quantidade de¬†solanina¬†, uma¬†subst√Ęncia¬†que¬†pode ser t√≥xica para¬†humanos e animais.

Ervilhas 

Assim como o milho, as ervilhas tamb√©m s√£o um¬†ingrediente¬†bastante comum na¬†comida para c√£es¬†.¬†Para eles s√£o saborosos e, al√©m disso, cont√™m poucas calorias e muitos nutrientes que s√£o positivos para a sa√ļde.¬†S√£o finos frescos e congelados¬†, mas¬†n√£o enlatados¬†: ervilhas¬†enlatadas¬†s√£o muito¬†salgadas¬†e isso n√£o √© bom para seus filhotes.

Aveia

Se for¬†simples¬†(sem adicionar nenhum outro ingrediente), a aveia¬†pode ser dada aos c√£es¬†.¬†√Č um alimento rico em fibras, vitaminas e minerais.

Café

Embora nunca ocorresse a nós dar café ao cachorro, se nosso animal de estimação vagar pela cozinha com frequência, ele poderia acabar roubando sementes ou comendo a terra .

Mas com o café precisa ser feito com cuidado , pois devido aos seus estimulantes podem causar taquicardia , aumento da frequência respiratória ou sintomas neurológicos . O chá também não é seguro .

Maçã

Como o resto da fruta, as maçãs, ricas em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes, podem ser consumidas pelo seu cão. Melhor dá-los cortados em pedaços pequenos e sem sementes :

as sementes da ma√ß√£, na verdade, cont√™m¬†amigdalina¬†, uma subst√Ęncia √† base de¬†cianeto¬†e¬†glicose¬†que em¬†grandes quantidades pode doer¬†(cada semente cont√©m apenas 0,6 mg, enquanto letal √© 50/90 mg).

Alho

Assim como a cebola, o alho tamb√©m √©¬†proibido¬†porque cont√©m¬†subst√Ęncias t√≥xicas¬†que podem levar ao¬†desenvolvimento de anemia¬†.¬†No caso de sobras de mesa, portanto, preste aten√ß√£o aos alimentos que contenham alho e cebola mesmo em pequenas quantidades.

Brócolis

Os brócolis , assim como outros vegetais crucíferos (repolho, nabo, etc.), devem ser cozidos porque são difíceis de digerir crus.

Frango e peru

O frango √© um¬†alimento seguro¬†para c√£es, tamb√©m porque √© um dos ingredientes mais populares em suas ra√ß√Ķes.¬†O frango √© uma excelente¬†fonte de prote√≠na¬†, que o seu cachorro necessita para se manter saud√°vel.

O importante √©¬†n√£o dar frango assado com ossicinas¬†, muito¬†perigosas¬†porque s√£o pontiagudas e podem causar¬†perfura√ß√Ķes¬†ou¬†ficar presas no intestino¬†,¬†est√īmago¬†ou at√© pior no¬†es√īfago¬†.

Deve ser bom até o peru . Ambas as carnes devem ser administradas sempre cozidas , nunca cruas e sem pele.

Arroz

Os cães podem comer arroz com segurança, tanto branco quanto marrom .

Cuidado para não alimentá-lo muito al dente : o arroz deve estar quase cozido demais para ser bem digerido.

√Č muito comum o caso em que peda√ßos de arroz quase cru s√£o encontrados nas fezes do c√£o e o dono os confunde com parasitas.

Carne 

Entre as comidas preferidas dos cães, a carne (vermelha e branca) pode ser dada com segurança, de preferência grelhada ou cozida .

O¬†cru n√£o √© prejudicial¬†, mas o √ļnico problema est√° ligado √†¬†contamina√ß√£o bacteriana¬†que pode levar √†¬†prolifera√ß√£o de germes¬†potencialmente patog√™nicos para o homem.

A carne de porco crua , porém, está na forma de bife ensacada, nunca deve ser administrada .

Esse alimento, na verdade, contém microorganismos (vírus, parasitas e bactérias) que são particularmente patogênicos para os cães.

Canela

canela

A canela não é tóxica para os cães, mas se ingerida em grandes quantidades pode irritar  o sistema digestivo .

Se o utiliza muito na cozinha, tenha cuidado para não o deixar cair no chão: ao cheirá-lo, os cães podem inalá-lo e isso pode causar tosse e dificuldades respiratórias .

Leia tamb√©m : Adestrador de c√£es profissional revela t√©cnicas simples¬†para voc√™, com apenas¬†15 minutos por dia, ensinar o seu c√£ozinho a fazer¬†xixi e coc√ī¬†no lugar certo.

Manga

Os c√£es podem comer manga como¬†um tratamento ocasional¬†.¬†√Č uma fruta saud√°vel porque fornece um¬†bom suprimento de vitaminas e minerais¬†, al√©m de¬†¬†fibras¬†.¬†Antes de d√°-lo ao seu c√£o, no entanto,¬†descasque-o¬†– a pele pode ser dif√≠cil de digerir.

Mel

Por ser rico¬†em a√ß√ļcar¬†, o mel pode ser dado em¬†quantidades muito limitadas¬†.¬†N√£o √© um alimento necess√°rio para o seu c√£o.

Leite

O leite pode ser dado, talvez misturado √† ra√ß√£o, mas √© preciso ficar¬†atento¬†√†¬†lactose¬†, que, como acontece nos humanos, pode gerar¬†intoler√Ęncia¬†.

Nas primeiras semanas, os filhotes se alimentam do leite materno, mas ap√≥s os dois meses de idade, as¬†lactases¬†– enzimas respons√°veis ‚Äč‚Äčpela digest√£o da lactose –¬†s√£o drasticamente reduzidas¬†.

Por ter poder osmótico, a lactose ingerida após esse período pode causar diarreia . No entanto, com diferenças que variam de cão para cão, estima-se que até 20 ml / kg de peso corporal , o leite não deve causar problemas gastrointestinais.

Lim√Ķes e limas

N√£o √© aconselh√°vel¬†dar ao c√£o¬†frutas c√≠tricas¬†, como lim√£o e lima.¬†Os c√£es n√£o devem comer esse tipo de fruta porque¬†cont√©m uma s√©rie de compostos e √≥leos arom√°ticos que s√£o dif√≠ceis¬†de¬†digerir¬†pelo corpo.¬†Al√©m disso, o¬†alto teor de √°cido c√≠trico¬†pode causar¬†problemas gastrointestinais¬†, como¬†diarr√©ia¬†,¬†v√īmitos¬†e¬†dores de est√īmago¬†.

Bebida Alcoólica

O √°lcool pode¬†envenenar o cachorro: causa v√īmito¬†,¬†diarr√©ia¬†,¬†perda da capacidade motora¬†,¬†insufici√™ncia do sistema nervoso central¬†,¬†dificuldades respirat√≥rias¬†,¬†desequil√≠brios¬†metab√≥licos¬†,¬†coma¬†.

O √°lcool j√° √© considerado um¬†“veneno”¬†para o corpo humano, principalmente o jovem: a enzima respons√°vel por sua digest√£o n√£o √© totalmente eficiente antes dos 21 anos e √© ineficiente at√© os 16 anos.

Massa crua

Se você adora pão caseiro, preste atenção na massa crua que fica para descansar. Se o seu cão o roubasse, o risco de ingerir muito fermento é uma sintomatologia semelhante à da intoxicação por álcool .

Morangos

Morangos são seguros para cachorros, uma fonte de fibras e antioxidante.

Cogumelos

Cogumelos podem ser dados ao cão, desde que não sejam cozidos e temperados com cebola ou alho , o que Рcomo vimos Рpode ser perigoso . Cuidado com os cogumelos selvagens : eles podem ser venenosos para nós e também para nossos cães.

Batatas

batatas

As batatas, como todos os outros tub√©rculos, podem ser dadas aos c√£es, desde que¬†bem cozidas¬†.¬†A escolha de¬†administr√°-los com ou sem casca depende¬†da quantidade de fibra que queremos administrar.¬†Al√©m disso, s√£o alimentos¬†muito √ļteis em diversas situa√ß√Ķes¬†, pois s√£o¬†ricos em carboidratos e √°gua¬†.¬†Para isso, podem ser usados ‚Äč‚Äčem c√£es com doen√ßas dermatol√≥gicas, excesso de peso ou do trato urin√°rio inferior.

Camar√Ķes¬†

Todos os tipos de peixes podem ser dados aos cães, mas Рcomo com a carne Рvocê deve  se certificar de que não haja ossos (especialmente os grandes) e que não sejam crus . Na verdade, o peixe cru é perigoso não só devido à possível contaminação bacteriana e parasitária , mas também porque uma enzima, a tiaminase , é ativa no peixe cru , o que não permite a absorção de vitamina B1 (tiamina) e sua deficiência prolongada no o tempo pode levar a sintomas neurológicos graves .

 

Leia também : Adestramento descomplicado do Gustavo Vieira é Bom ?

 

Leia também : Como adestrar um cachorro facilmente com apenas 6 comandos

Você vai gostar também:

Para enviar seu coment√°rio, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!